top of page

Livro físico X livro digital: uma disputa?


Há quanto tempo estamos falando sobre livro digital, não é mesmo? A Lyra inaugurou o editorial em 2020 com o lançamento do segundo livro do comediante Afonso Padilha em formato e-book, o divertidíssimo Não tá compensando ficar isolado. (não conhece? Vem ver aqui). Esse livro foi pensado para ser o mais acessível possível, podendo ser lido em qualquer plataforma. Por isso, escolhemos disponibilizá-lo em Epub3 e PDF. Mas dá para ir muito além.

Como produtora, fico pensando em como aproveitar ao máximo os diversos suportes em que um livro pode existir. Eu amo livros físicos, e faço questão de usar cores nos meus projetos, bons papéis e apresentar novidades de diagramação. Amo folhear as páginas, observar as letras, as imagens escolhidas. Mas o livro digital é uma parte importante do meu dia-a-dia de leitura faz tempo, principalmente pela praticidade de poder carregar vários livros físicos em um lugar só. O livro digital deve ser somente isso, uma digitalização do livro físico? Não mesmo. Hoje temos a possibilidade de produzir audiolivros, livros multimídia e responsivos . Vejo muito desse estilo no mercado de livros didáticos, onde atuo há quase uma década. E eu penso que na literatura super vale a pena investir nesse sentido. Imagina um livro de poesia em que você pode ouvir o autor lendo o texto, assistir a uma perfomance, sem abrir mão do texto escrito? Será que os leitores embarcam nessa aventura?

Vamos ver. Tenho aqui algumas ideias que podem dar um caldo. Você que está me lendo, o que acha? Você compraria um livro híbrido entre texto e áudio, por exemplo? Me conta que eu vou adorar saber.


Um abraço da editora,

Aline.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page