MINICURSO A Jornada de Pablo:
aventuras na encruzilhada do modernismo

O minicurso A jornada de Pablo: aventuras na encruzilhada do modernismo será uma breve e panorâmica viagem através das páginas do livro A jornada de Pablo, percorrendo corredores iluminados, salpicados por esculturas iorubás aprisionadas em redomas de vidros, enfrentando exércitos imperiais e antropólogos inescrupulosos.

 

O livro infantojuvenil A jornada de Pablo conta a história dos jovens Pablo Picasso e Exu, que se embrenham nos mundos fotografados pelo Sr. Picot, que roubou o axé de entidades, esculturas e escravizou o povo iorubá dentro da sua câmera fotográfica. Na trama do livro, Pablo conhece Exu nos corredores do museu particular do Sr. Picot, um velho soldado aposentado do exército imperial francês – que na verdade é uma metáfora para o colonialismo no continente africano no final do século XIX. Pablo e Exu se unem para libertar essas obras das garras do Império, lembrando-as de quem elas são, seus usos e funções em seu local de origem. Para isso, eles têm em mãos um poderoso instrumento: a Bandeja de Ifá, que funciona na trama como uma espécie de contraponto à câmera fotográfica do Sr. Picot.

O conteúdo das aulas, portanto, terá como objetivo, através do livro A jornada de Pablo, compreender as relações tensas, intrínsecas, afetivas e hostis entre o olhar europeu e a estética iorubá. Uma relação que não é de mão única, mas prenhe de violência simbólica, colonialismo, mas também reinvenções e apropriações.

MINICURSO em 5 aulas

A Jornada de Pablo - aventuras na encruzilhada do modernismo
ONDE: Online pelo google meets
DATA: dias 29/11, 30/11, 1/12, 2/12 e 3/12
HORÁRIO: das 19h às 20:30h
INVESTIMENTO: de R$ 332 por R$ 299,00 (10% de desconto!)


Todos os alunos ganham 30% de desconto para adquirir o livro “A Jornada de Pablo”

CLIQUE AQUI PARA LER A EMENTA DO MINICURSO

Design sem nome (12).png